O curso Maré de Saberes teve início nesta segunda-feira (19 de setembro de 2022), no Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR/UFF), recebendo os comunitários e educadores selecionados das regiões de Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty.
Os temas abordados no curso transitarão entre educação diferenciada, licença ambiental, economia solidária e outros mais, de modo que fomente através da formação o fortalecimento e autonomia das comunidades pesqueiras/tradicionais na resistência e permanência em seus territórios.
A formação durará um ano e é uma da ações do Projeto Redes, constituída pela parceria e atuação da Fiotec/Fiocruz, Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina, Fórum de Comunidades Tradicionais, Universidade Federal Fluminense e a Universidade Estadual Paulista. O Projeto é uma política pública conquistada por comunidades tradicionais pesqueiras impactadas por empreendimentos de petróleo e gás natural no litoral norte de São Paulo e no litoral sul do Rio de Janeiro.