Equipe
Graduado em Pedagogia pela UEMG; especialização em Alfabetização pela PUC-MG; Mestrado em Educação pela UFF e Doutorado em Educação pela UFF; Pós-Doutorado no IEL – UNICAMP; Pós-Doutorado em Linguística na Faculdade de Letras da UFRJ. Atualmente é professor adjunto IV do IEAR – Instituto de Educação de Angra dos Reis – UFF e Coordenador Pedagógico do Curso de Magistério Indígena, através de Acordo de Cooperação Técnica entre UFF e SEEDUC-RJ. Desenvolve trabalhos de assessoria pedagógica, pesquisa e extensão há 23 anos entre os Guarani Mbya da Aldeia Sapukai, em Angra dos Reis no Rio de Janeiro, nas áreas de Educação e Cultura.
Professor de Geografia no IEAR/UFF. É bacharel e licenciado em Geografia pela UFG; Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA-UFG). É doutor pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (UFF) e esteve na condição de Visiting Scholar na University of Texas – Austin (2013). Obteve no ano de 2011 a ?beca de Estudios Culturales? concedida pelo Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (CLACSO) realizado na Universidad Autonoma de Mexico (UNAM). Atualmente compõe a equipe do programa “Escolas do Território” atuando junto as escolas quilombolas de Paraty-RJ.
Pós-doutorado na UFMG (POSLIN). Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Faculdade de Letras/UFRJ, Mestre em Linguística pelo mesmo Programa, e Especialista em Línguas indígenas brasileiras pelo curso de Pós-graduação lato sensu Formação de Jovens Pesquisadores na Área de Línguas Indígenas Brasileiras, oferecido pelo Setor de Linguística do Museu Nacional/UFRJ. Docente permanente do PROFLLIND em modalidade profissional, do Museu Nacional – UFRJ e do Profletras em rede nacional. Professora Associada III do Departamento de Antropologia do Museu Nacional/UFRJ.
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica, PUC-Rio (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2012) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2016). É professora efetiva do 1º Segmento do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II, Campus Humaitá I. Integra o Nepedif – Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação Diferenciada.
Formada em Pedagogia pelo IEAR/UFF. Cursou mestrado na Universidad de Cádiz – Espanha, no máster universitário em: Investigación Educativa para el Desarrollo Profesional del Docente. Integrante do Grupo de pesquisa: Espaços Educativos e Diversidade Cultural (CNPq). Grupo de Investigación (HUM 936) Análisis de la Exclusión y de Las Oportunidades Socioeducativas – Universidad de Cádiz. É membro e professora colaboradora do Programa “Escolas do Território” e também integrande do Îande – Grupo de Pesquisa en Línguas e Culturas Brasileiras-Universidade de Varsovia (Polonia). Atualmente é doutoranda na Universidad de Cádiz-ES.
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense – Instituto de Educação de Angra dos Reis IEAR/UFF. Compõe o Grupo de Pesquisa (CNPQ): “Espaços Educativos e Diversidade Cultural”, foi bolsista PROEX no Programa “Escolarização e Cultura Guarani Mbya Rumo à Universidade” e atualmente está como bolsista de Iniciação Científica pelo projeto REDES, coordenado pelo Observatório de Territórios Saudáveis e Sustentáveis da Bocaina.
Graduanda de Políticas Públicas pela Universidade Federal Fluminense, no Instituto de Educação de Angra dos Reis IEAR/UFF. Bolsista Fiotec do Programa Escolas do Território no “Projeto Redes”.
Possui Licenciatura plena em Educação do Campo, com ênfase em Ciências Sociais pela UFRRJ. Fundador e Professor do Colégio Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda (CIEGKKR), ministrando as disciplinas de Língua Guarani e Nhandereko – também no Curso de Ensino Médio com habilitação em Magistério Indígena. Cursa o Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas do PROFLIND no Museu Nacional da UFRJ. É presidente indígena do CEEEI-RJ – Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do Rio de Janeiro.
Servidora da Fiocruz, atua como pesquisadora no Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), coordenando a área de Gestão de Saberes. É professora do curso de especialização TERESA/UFF. Membro do Coletivo de Apoio à Educação Diferenciada do Fórum de Comunidades Tradicionais de Paraty, Angra e Ubatuba. Tem experiência em Educação desde o ensino fundamental até a pós-graduação, como professora, coordenadora, diretora pedagógica e como gestora acadêmica. Possui graduação em Pedagogia pela UFF, especialização em Gestão Educacional pela UNITAU, Mestrado e Doutorado em Educação pela PUC-Rio.
Doutora no Programa de Pós Graduação em Educação da PUC-Rio. Mestre em Ciências Humanas – Educação pela Puc-Rio. Possui Graduação em Pedagogia pela Puc-Rio. Atualmente é Professora Substituta na UFRRJ, no Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade/IE. É pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa: “Espaços Educativos e Diversidade Cultural” (CNPQ) no âmbito do Programa “Escolas do Território” e pesquisadora colaboradora no Grupo de Pesquisa Territórios e populações tradicionais: reconhecimento, acesso à justiça e à educação de povos indígenas e quilombolas – UNICAMP, coordenado pelo professor José Maurício Arruti (UNICAMP).
Possui graduação e mestrado em Educação, ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atuou como professora e orientadora pedagógica na rede particular de ensino, no Rio de Janeiro, e como agente técnica do Instituto Ayrton Senna, desenvolvendo cursos online para formação continuada de professores. Atualmente, é professora no Colégio Pedro II (RJ), da rede federal de ensino e doutorando do PPGE/UFRJ. Integra, também, desde 2016, o Nepedif – Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação Diferenciada -, desenvolvendo projeto de formação continuada junto a professores de escolas caiçaras na cidade de Paraty/RJ.
Pedagoga (IEAR/UFF), Mestre em Educação (PPGEdu/UNIRIO) e Doutoranda em Linguística (PPGLing/UFRJ). Atua na coordenação de campo do Mesoterritório Rio de Janeiro (Angra dos Reis e Mangaratiba) do Projeto de Educação Ambiental REDES (OTSS/FCT/FIOCRUZ). É vice coordenadora do Programa Escolas do Território (IEAR/UFF) e membro do Grupo de Pesquisa “Espaços Educativos e Diversidade Cultural” (CNPq).
Estudante de Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal Fluminense – IEAR. Bolsista do Programa Escolas do Território, acompanhando a formação de professores Guarani Mbya no Magistério Indígena. Coordenador de Cultura no CARRC – UniGeo (Centro Acadêmico Rui Ribeiro de Campos – UniGeo)
Graduanda do curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal Fluminense – UFF/IEAR Instituto de Educação de Angra dos Reis. Membro bolsista (AGIR) do Programa: “Escolas do Território”, participando na elaboração de Currículos Diferenciados, Materiais Didáticos e contribuindo na Formação Continuada de Professores nas escolas das comunidades tradicionais dos municípios de Angra e Paraty. Coordenadora do Centro Acadêmico) de Geografia.
Professor Adjunto de Geografia Humana do Departamento de Geografia e Políticas Públicas da UFF/IEAR. Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Geografia pela UFRJ. É coordenador do Grupo de Estudos da Baía da Ilha Grande (GEBIG/UFF), pesquisador do Grupo Retis/UFRJ e do LEMTO/UFF. É professor da Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Territórios e Saberes (TERESA). Atua no Programa Escolas do Território, com a formação de professores e a reorientação curricular de escolas de comunidades tradicionais em Paraty e Angra dos Reis. É autor do livro “Esperando os bárbaros: geopolíticas da segurança no Brasil do século XXI”.
É graduada em Letras pela UFSC, mestra em Linguística pela UFSC e doutora em Linguística pela UNICAMP. Atualmente, é professora e pesquisadora do Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas – PROFLLIND, do Departamento de Antropologia do Museu Nacional – UFRJ. É pesquisadora colaboradora do Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística ? IPOL. É membro do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena – CEEEI-RJ, no qual representa a UFRJ. É Vice-coordenadora do GT de Línguas Indígenas da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL).
Possui graduação em Pedagogia pela UFF e especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Candido Mendes. É Mestre em Educação Brasileira pela PUC-Rio e doutora em Ciências Humanas pela mesma universidade, desenvolvendo pesquisa na área da profissionalização e atuação docente. Sua experiência profissional como docente abrange o Ensino Fundamental e o Ensino Superior. Atualmente é professora concursada do Colégio Pedro II, campus Humaitá I. Integra o Nepedif – Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação Diferenciada -, desenvolvendo projeto de formação continuada junto a professores de escolas caiçaras na cidade de Paraty-RJ
Graduada em Pedagogia (1997), pós graduada em Administração Escolar (1999) e Mestre em Educação (2002) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalhou na rede privada de ensino do Rio de Janeiro. É servidora pública federal, professora concursada do Colégio Pedro II, desde 2007. Desde 2014 atua como Diretora Pedagógica do Campus Humaitá I. Integrante do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação Diferenciada do Colégio Pedro II – Nepedif, desde 2015, desenvolvendo projeto de formação continuada junto a professores de escolas da rede pública da cidade de Paraty, Rio de Janeiro.
Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2020), pelo Instituto de Educação de Angra dos Reis – IEAR. Membro do Programa: “Escolas do Território”, desde 2016, participando na elaboração de Currículos Diferenciados, Materiais Didáticos e contribuindo na Formação Continuada de Professores nas escolas das comunidades tradicionais dos municípios de Angra e Paraty. Foi bolsista PROEXT (2017 a 2018); PROEX (2018 a 2019); e Licenciatura (2019 a 2020). Atualmente exerce o cargo de Educador Ambiental pelo projeto REDES do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Serra da Bocaina – OTSS.
Graduanda de Políticas Públicas pela Universidade Federal Fluminense, no Instituto de Educação de Angra dos Reis IEAR/UFF. Bolsista PROEX “Escolas do Território”.
Possui ensino-medio-segundo-graupelo colégio estadual vila bela (2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação.